header('Content-Type: text/html; charset=utf-8'); ?>
É o envio de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam a capacidade total de espaço no veículo selecionado para o transporte. Com este modelo é possível agrupar diversos tipos de mercadoria em um único meio de transporte.
Por falta de tecnologia, o mercado consumidor (B2B ou B2C) só era atingido com uma longa cadeia de distribuição. Indústrias entregavam para distribuidores, que entregavam para atacadistas, que entregavam para varejistas que, por sua vez, vendiam para consumidores ou negócios que utilizavam as mercadorias. O alcance do consumo era muito mais localizado.
A tecnologia permitiu que alguns desses elos fossem comprimidos e a entrega direta se tornasse muito mais comum. Assim, o que antes só era feito por empresas de “venda por catálogo”, passou a ser mais comum. Com poucas buscas, por exemplo, um negócio em MG pode comparar fornecedores no PR, RJ e BA e definir a melhor escolha para a empresa!
Com essa nova perspectiva, nas últimas décadas, o trânsito de pequenas cargas aumentou consideravelmente; uma saída para atender a essa nova necessidade do mercado foi reunir diversas cargas de remetentes distintos e consolidá-las. Didaticamente falando, carga fracionada é, portanto, quando o embarcador paga apenas pelo espaço no caminhão utilizado na remessa e não pelo frete total, o que torna seus custos com transporte muito mais uniformes e previsíveis.
O aumento da demanda pela carga fracionada, por outro lado, pode ser bastante interessante para as empresas de logística, uma vez que, organizando as rotas e compartilhando um mesmo veículo com cargas de diversos clientes, é possível minimizar problemas de subocupação, mais comuns quando apenas a carga completa era opção.
Vamos sistematizar as características da carga fracionada para facilitar a compreensão:
Por possuir diversas operações intermediárias, o transporte de carga fracionada pode resultar em elevação do prazo para entrega; além disso, esse tipo de carga exige especial atenção ao monitoramento, uma vez que a mercadoria percorrerá diversas localizadas antes de chegar ao seu destino final. O ideal é ter um sistema de gestão de frete que, integrado ao sistema da transportadora, permita o rastreamento em tempo real dos produtos despachados.
Nós temos soluções em logísticas de acordo com sua demanda.