header('Content-Type: text/html; charset=utf-8'); ?>
Por muitos anos, apenas grandes empresas conseguiam enviar produtos para várias partes do Brasil por meio do transporte de cargas. Uma das razões para isso era o elevado custo de locação de uma carreta ou caminhão. No entanto, a carga fracionada abriu a possibilidade de pequenas e médias empresas entregarem suas mercadorias em todo o território nacional.
Mas, o que é carga fracionada? Qual é a diferença entre ela e a carga completa? Neste artigo, explicaremos esses questionamentos. Falaremos também sobre os desafios logísticos que a carga fracionada enfrenta no Brasil. Avance para os próximos tópicos!
Em termos simples, a carga fracionada é um tipo de serviço no qual o embarcador paga somente pelo espaço no caminhão utilizado pela sua remessa. Dessa forma, o custo com o transporte é fracionado entre outras cargas e, portanto, diminuído.
Assim, esse modelo de serviço se torna vantajoso tanto para a empresa de transporte quanto para o negócio que envia produtos para várias regiões do Brasil.
Por sua vez, a carga completa é uma categoria de serviço também conhecida como carga de lotação ou fechada. Como esses nomes sugerem, o embarcador utiliza todo o espaço do caminhão para enviar suas mercadorias. Para facilitar a compreensão, elencamos as características de cada uma dessas cargas. Confira:
A escolha entre a carga fracionada e a completa é algo a ser feito mediante um estudo profundo das necessidades e do orçamento da empresa. Sendo assim, esse elo da cadeia logística ajudará no alcance do melhor custo-benefício do processo de produção.
A seguir, mostraremos alguns critérios que devem ser levados em consideração na hora de optar entre as cargas.
As pequenas e médias empresas do varejo, especialmente do comércio virtual (e-commerce), tendem a optar pela carga fracionada — com boas razões. Afinal, os clientes dessas empresas normalmente estão espalhados por todo o Brasil e não faria sentido contratar uma carga completa.
Porém, dependendo da cobertura geográfica da empresa de transporte, talvez a carga fracionada não seja uma boa alternativa. Como assim? Pode ser que a empresa precise usar mais de um transporte para completar a entrega. Nesse caso, os custos com o frete podem ficar bem altos.
Ao analisar melhor, o negócio pode encontrar um transporte que faça todo o trajeto da entrega por meio de uma carga completa e com um preço de frete menor do que a fracionada feita por dois transportes.
Outro fator a ser levado em consideração é o tempo de entrega. No geral, a carga fracionada costuma ter uma data limite para entrega bem superior ao da completa. A razão para isso é que a carga do transporte engloba envios de vários embarcadores para clientes de diferentes pontos geográficos dentro de uma rota.
Desse modo, se a empresa não dispõe de muito tempo para entregar produtos, a escolha ideal é a carga completa. Existem negócios que cobram mais caro dos clientes por causa dessa urgência de entrega — que é feita pela carga completa.
Tanto na carga fracionada quanto na completa, é necessário um bom sistema de monitoramento. Essa prática beneficia tanto a empresa quanto o cliente. Uma vez que, ambos ficam sabendo do andamento da entrega em tempo real.
Nós temos soluções em logísticas de acordo com sua demanda.